Formação de Atelieristas
CONHEÇA OS FOrMADORES
Equipe
Josiane Pareja
Professora, Graduada em Pedagogia pela PUC – São Paulo com habilitação em Orientação e Supervisão Escolar, Pós-Graduada em Artes - Especialista em Linguagens da Arte com ênfase nas Artes Visuais pelo Instituto Maria Antonia - USP. Experiência como professora e coordenadora pedagógica da Educação Infantil em escolas particulares de São Paulo. Assessora em escolas públicas e particulares no segmento da primeira infância com foco no currículo para a Educação Infantil, na formação dos professores e a prática pedagógica como objeto de reflexão e estudo permanentes. Ministra cursos e palestras sobre a Documentação Pedagógica a partir das práticas da Escola Ateliê Carambola. Participou de Grupos de Estudos na cidade de Reggio Emilia (Itália) nos anos de 2009, 2012, 2015, 2017, 2019, 2020 e 2023. Aprofunda sobre os Princípios Éticos, Estéticos e Políticos da Abordagem Reggiana no grupo de Estudo desde 2013. Hoje é diretora e formadora na Escola Ateliê Carambola.
Amanda Del Corso
Formada em Artes Cênicas (licenciatura) pela ECA/USP e em Pedagogia pela Estácio de Sá.
Trabalha na Ateliê Carambola desde 2015 como atelierista e coordenadora de documentação pedagógica.
Através da Ateliê Carambola pôde realizar cursos de formação nas áreas de Documentação Pedagógica, Coordenação e Atelierista junto às RED Solare Brasil e Argentina, nas cidades de Buenos Aires (AR), Bogotá (CO) e Reggio Emilia (IT).
Cassandra do Carmo
Formada no antigo Magistério - CEFAM; em Educação Artistística e em Pedagogia. Cassandra é aprendiz de infâncias.
Amante confessa do universo dos livros para bebês e crianças pequenas. Gosta de viajar nas narrativas de toda gente e aqui na unidade de 0-3 sua história entrelaça com as muitas histórias cotidianas da equipe, famílias, bebês e crianças pequenas. Juntamente com Jo Pareja, Cassandra faz a curadoria e cuida do acervo dos livros nas unidades da Escola Ateliê Carambola.
Gabriela Feruglio
Formada em Educação musical , é pesquisadora da linguagem musical desde sua infância e em sua formação preferiu estudar diversas vertentes não tradicionais da pedagogia musical como Orff, Kodaly e Dalcroze. É formada em canto popular e erudito, também se especializou em percussão brasileira e em diversas linguagens referentes a cultura popular. Escolheu a formação na linguagem musical para aprofundar os estudos na relação entre os processos cognitivos e processos de subjetivação através dos sons e da música.
Suas áreas de interesse transitam entre o olhar para uma educação musical não tradicional e reguladora, na pesquisa da paisagem sonora e na vivência da cultura popular brasileira, aspectos que são indissociáveis a cultura da infância. Trabalhou com moda em curadoria de brechós, em projetos de adaptação e montagem de peças teatrais e na produção de eventos culturais. Fez o curso de Atelierista com a RED Solare Argentina em Buenos Aires (AR) e uma viagem de estudos nas escolas de Pistoia, (IT), Corregio (IT) e Reggio Emilia (IT). Sempre buscou nas diversas linguagens artísticas o sentido para seus trabalhos e desde 2018, atua como Atelierista (crianças de 0 a 3) na Escola Ateliê Carambola.
Fabricio Remigio
Coordenador de Documentação Pedagógica da unidade de 0-3 da Escola Ateliê Carambola. Formado em Comunicação Social, estudante de pedagogia, fotógrafo e documentarista da infância, atua como formador nos cursos do Ateliê Centro de Pesquisa e Documentação Pedagógica.
Larissa Meneghini
Estudou Desenho Industrial com habilitação em Design Gráfico, na FAAP, e Comunicação, na UAM. No início de sua carreira, transitou por áreas como arquitetura, mercado editorial e moda. Trabalhou por 4 anos no MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo - na área de Comunicação, quando decidiu migrar para a área da educação. Estudou a abordagem Malaguzziana, com a REDSolare Argentina, em escolas nas cidades de Reggio Emilia (IT) de Buenos Aires (AR) e de Bogotá (CO). Para ampliar sua formação fez os cursos Semiótica na Arquitetura (Escola da Cidade), Arquitetura Japonesa (Escola da Cidade), Arte Contemporânea (MAM-SP), Artes Visuais (USJT), Arte Moderna (MoMA), entre outros. Desde 2014, trabalha como diretora de arte e atelierista na escola Ateliê Carambola. Também atua diretamente na área editorial do Centro de Pesquisa e Documentação Pedagógica, organizando publicações impressas e comunicações digitais. Atualmente, sua área de interesse e pesquisa é a relação estética entre as tecnologias digitais contemporâneas e as crianças.
Carol Matos
Carolina Matos é uma artista multidisciplinar, curadora de imagens, histórias e pessoas. Doutora em História da Arte pela Universidad Complutense de Madrid, com tese sobre a experiência digital no âmbito cultural, desenvolve projetos que criam pontes sólidas e divertidas entre as pessoas e o universo criativo. Com 20 anos de experiência no mercado cultural, possui olhar educado em primeira pessoa sobre todos os papéis de um projeto artístico. Elabora, coordena e participa de exposições e propostas educativas, e já atuou em colaboração com instituições como Goethe-Institut e Itaú Cultural (São Paulo), Oi Futuro (Rio de Janeiro), Matadero e La Casa Encendida (Madri). Atualmente é Coordenadora de Parcerias na Open Knowledge Foundation.
Denise Valarini
É fundadora do projeto Poética do Habitar junto com sua filha, Lina, 4 anos. Formada em Artes Visuais pela PUC – Campinas, com mestrado pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Atualmente, dedica-se à pesquisa de produção de pigmentos naturais e elaboração de materiais artísticos. Atuou como docente nas Faculdades Unimetrocamp e Unitá, no Cursos de Pedagogia e dança. Foi docente na Universidade do Vale do São Francisco no Curso de Artes Visuais. É formadora de professores pelo Ateliê Quero Quero. Participou do projeto Estado de ateliê – Investigações práticas com artistas educadores e atelieristas, pelo Binah Espaço de Arte, coordenado por Stela Barbieri. Trabalha com formação de professores.
Roberta Prandi
Formada em Pedagogia pela Universidade de Parma, conselheira sistêmica relacional e mediadora familiar.
Trabalhou como educadora e professora na Istituzione Scuole e Nidi d'Infanzia do Município de Reggio Emilia por 20 anos. Desde 2005, trabalha para a Coopselios como pedagoga e, desde 2015, é especialista em processos educacionais de 3/6 anos de idade na área educacional da Coopselios. Contribuiu para publicações nos campos educacional, pedagógico e didático. Especialista em treinamento na Itália e no exterior, criou cursos de treinamento para funcionários de escolas municipais, estaduais e públicas, com base no know-how consolidado em quase 30 anos de experiência. Ela também está envolvida em projetos internacionais do grupo Coopselios para promover uma cultura para crianças no mundo.
Andrea Pagano
Formado em Pedagogia pela Universidade de Modena e Reggio Emilia, trabalha em Reggio Emilia na sede da Learning by Languages® (www.learningbylanguages.com), um sistema de produtos e serviços para o mundo da educação nascido da abordagem de Reggio Emilia, o método Montessori e as teorias sócio-construtivistas.
Ele lida com consultoria internacional para instituições públicas e privadas em relação à inovação educacional e ao desenvolvimento de competências dos profissionais da educação. Entre as suas atividades está a gestão de projetos de inovação digital aplicada à educação e formação e consultoria especializada para a aplicação de métodos de educação e ensino. Lidera grupos de investigação e desenvolvimento de inovações no mundo da educação e formação profissional sobre temas centrais no debate contemporâneo: o desenvolvimento de competências digitais de crianças e professores, digital storytelling, desenvolvimento do pensamento científico e educação ao ar livre.
Cinzia Guzzetti Ambrosi
Ela se formou na Academia de Belas Artes de Brera (Milão), onde obteve um diploma de segundo nível em Teoria e Prática de Arteterapia. Graças a esse treinamento, seu papel é o de Arteterapeuta: uma figura profissional que promove o uso da arte como uma ferramenta de cura, que projeta e conduz oficinas criativas com o objetivo de fornecer a todos novas ferramentas de expressão. Nesse campo, ela se especializou em questões relacionadas ao mundo da infância e da adolescência. Desde 2018, ela trabalha como atelierista na Dragonfly Nursery School em Milão.
Elena Costi
Atelierista em serviços de educação infantil na província de Reggio Emilia há mais de 10 anos, ela se formou na Universidade de Projetos da Universidade de Reggio Emilia em design, gráficos, publicidade e comunicação.
Trabalhou em vários projetos de produção multimídia e design de ambientes de aprendizagem para a primeira infância e na condução de oficinas para o desenvolvimento de linguagens expressivas destinadas a crianças e famílias. Participou de projetos de pesquisa sobre educação em imagem e mídia, codificação e documentação pedagógica. Atualmente, ela faz parte de um grupo de pesquisa sobre materiais inovadores em contextos de aprendizagem para crianças de 0 a 6 anos e lidera o workshop de um centro educacional de 0 a 6 anos para 200 crianças na área de Reggio Emilia.
Martina Pagliuca
Formada em Disciplinas de Artes, Música e Artes Cênicas pela Universidade de Roma Tre. Estudou na Universidade Autônoma de Madri. É especialista em Estudos Históricos e Críticos de Cinema e Audiovisuais e trabalha desde 2013 nos serviços educacionais da Coopselios em Roma. Como atelierista, dedica-se ao aprimoramento das linguagens expressivas e da criatividade na faixa etária de 0 a 3 anos e aprofundou seus estudos sobre a linguagem da fotografia frequentando a Officine Fotografiche em Roma.
Ela é instrutora e consultora de organizações e escolas que desejam aprofundar sua didática em torno do desenvolvimento de linguagens expressivas e criatividade.
Mirta Tagliati
Atelierista, pintora e arteterapeuta, é formada pelo Instituto Superior de Indústrias Artísticas. Aprofundou seus conhecimentos em didática da arte e contextos educacionais por meio de múltiplas experiências em museus, escolas e instituições culturais. Desde 2006, é atelierista e formadora em creches e pré-escolas da Coopselios. Nos últimos anos, tem participado de pesquisas sobre as disciplinas STEAM e CODING.
Antonietta Casini
Atelierista de escolas e creches administradas pela Coopselios desde 2016. Formou-se como designer de comunicação, trabalhando em projetos de identidade visual e linguagens de vídeo. Lida com o desenvolvimento de estratégias participativas em contextos organizacionais. É vice-presidente da Cooperativa Coopselios e membro dos Conselhos de Infância do Município de Reggio Emilia.
Trabalha com pesquisas e inovações sobre o uso de materiais informais em propostas educacionais com crianças e formas de documentação pedagógica mais próximas das famílias.
Mariaelena Bega
Formada em Pedagogia pela Universidade de Bolonha, exerceu a função de pedagoga em creches e pré-escolas por mais de vinte anos. Desde 2015 é especialista em processos educativos de zero a seis anos na Área Socioeducativa da Coopselios, ocupando-se em particular do desenvolvimento de linguagens expressivas e da criatividade e de projetos de ateliês dedicados a crianças, jovens e adultos em serviços educativos, deficientes e idosos. Também está envolvido em consultoria e treinamento nas esferas educacionais italiana e estrangeira. Colaborou em várias ocasiões com as crianças de Reggio através da coordenação pedagógica do Atelier Di Onda em Onda e em pesquisas sobre o digital e a linguagem da luz.
Elena Canevazzi
Diploma em Comunicação Visual, mestrado de dois anos em Formação Avançada em Imagem Contemporânea na FMAV- Fondazione Modena Arti Visive, residência artística no Royal College of Art em Londres em 2016. Ela se formou como Atelierista por meio de um estágio com Reggio Children, no Centro Internacional Loris Malaguzzi, com o qual continua sua colaboração profissional desde 2019. Durante e após seu treinamento, ela trabalha em pesquisas artísticas pessoais, participando de residências e exposições coletivas. Desde 2020, trabalha como atelierista em creches e pré-escolas da Coopselios, combinando seu interesse pela arte (tanto em seus processos experimentais quanto em seus aspectos teóricos), design e o mundo da infância.
Sara Cavallini
Formada em Novas Tecnologias para a Arte na Academia de Belas Artes de Veneza, especializou-se na especializou-se na linguagem fotográfica através de um mestrado de dois anos em Ensino Superior sobre a Imagem Contemporânea na Fundação de Artes Visuais de Modena. Paralelamente à sua investigação pessoal, concebeu e realizou para museus, fundações e associações culturais, didácticas museológicas e workshops sobre o potencial expressivo da linguagem fotográfica, dirigidos a crianças e pessoas com deficiência. Desde 2019 tem trabalhado como Atelierista em serviços educativos para a primeira infância na província de Reggio Emilia, colaborando em projetos de inovação e investigação educativa. Em particular, tem participado em grupos de aprofundamento e investigação sobre materiais inovadores em contextos de aprendizagem para crianças dos 0 aos 6 anos, a concepção de ambientes de aprendizagem para apoiar o desenvolvimento do pensamento científico e de novos processos e estratégias de comunicação e documentação pedagógica nos serviços educativos.
Laura Serraino
Formada em História da Arte pela DAMS de Bolonha, em 2014 graduou-se em Ilustração pela International School of Comics. Atelierista nos Centros Infantis e Pré-escolares de Coopselios em Reggio Emilia desde 2004. Além de seu trabalho diário em instalações educacionais, ela está envolvida em treinamentos para profissionais da educação e para outras organizações e instituições. Ela tem se envolvido em pesquisas sobre a relação entre tecnologias e didática. Atualmente, ela está investigando inovações educacionais relacionadas a linguagens digitais, robótica e codificação.
Acompanhou a comunicação do Open Laboratory of the Cloisters of San Pietro em Reggio Emilia, um laboratório municipal de inovação social. Ele participa do grupo de inovadores digitais Digital Freaks.