
Em continuidade ao curso Expressão e Movimento, no segundo semestre de 2023 traremos para o centro de nossa análise e reflexão dois aspectos estruturantes da rotina institucional: a alimentação e o sono.
Além da dimensão fisiológica, pretendemos trazer também as perspectivas social, cultural e afetiva destes momentos do cotidiano que estão intimamente relacionados com o desenvolvimento, com a saúde e o bem-estar de bebês e crianças pequenas.
Entre outras questões que orientarão nossos encontros, abordaremos a complexidade de conciliar os ritmos e as necessidades individuais de sono, assim como de alimentação das crianças com a rotina institucional. Para tanto, tomaremos a experiência do Ateliê Carambola e as ideias de Emmi Pikler como referências para as reflexões e aproximações com as práticas dos participantes.
Pretendemos também, avançar na construção de conhecimento sobre a observação, considerada como estratégia fundamental para ajustar os interesses e necessidades das crianças e as proposições pedagógicas.
Em formato híbrido, o curso oferece a possibilidade de um estágio de observação na unidade 1 e um encontro presencial. Além disso, estão previstos trabalhos em pequenos grupos, leitura e participação em fóruns na plataforma.
Serão 4 horas por módulo, sendo 2 horas de videoconferência com a presença dos mediadores nos encontros e 2h de trabalho na plataforma, um estágio de observação de 2 horas (1 hora presencial e 1 hora de sistematização) e um encontro presencial de 4 horas, totalizando 14 horas de curso.
Módulo I – Os sentidos do cuidar na perspectiva das crianças pequenas
Módulo II – O sono no contexto coletivo
Módulo III – Alimentar-se – muitas aprendizagens
Modulo IV – Estágio de observação na Unidade 1 Ateliê Carambola
Modulo V – Observar e pensar os cuidados
Modulo VI – Planejamento da rotina e das jornadas
FORMADORES
Eliana Chalmers Sisla
Psicóloga pela PUC de São Paulo com pós-graduação em Psicologia Social pela Sorbonne, Paris V. Atua na formação continuada de profissionais da Educação Infantil pelo Instituto Avisa lá e Ateliê Centro de Pesquisa e Documentação Pedagógica da Escola Ateliê Carambola. Coautora do Guia Diretrizes em Ação – qualidade no dia a dia da educação (MEC e UNICEF) e do Programa Educação Infantil – cuidado, saúde e bem-estar (Avisa lá e Santander). É membro fundadora da Rede Pikler Brasil.
Fabricio Remigio
Coordenador de Documentação Pedagógica da unidade de 0-3 da Escola Ateliê Carambola. Formado em Comunicação Social, estudante de pedagogia, fotógrafo e documentarista da infância, atua como formador nos cursos do Ateliê Centro de Pesquisa e Documentação Pedagógica.